Pular para o conteúdo principal

5 ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA CONQUISTAR NOVOS CLIENTES


A missão de conquistar novos clientes é uma atividade constante na rotina das empresas, assim como nas clínicas de estética. Neste difícil cenário que o Brasil atravessa, é fundamental trabalhar de forma regular na prospecção de novos clientes. O desafio de encontrar e conquistar clientes está longe de ser simples, por isso o artigo de hoje trata justamente desse tema.
Como a sua clínica trabalha para conquistar novos clientes? Será que algo pode ser feito de maneira diferente para aperfeiçoar o processo? Certamente, um caminho promissor passa pela soma de estratégias que, em conjunto, se tornam ainda mais poderosas. Veja quais são elas e como aplicá-las no dia a dia para atrair novos clientes.


1-  Defina seu público-alvo com precisão


É possível dizer que esse passo inicial tem uma importância especial. Se ele não for bem-feito, todo o trabalho que vem na sequência pode ser em vão.
 A sua clínica sabe exatamente que tipo de cliente deseja conquistar? Qual é o seu tratamento que mais atrai clientes? Qual a faixa etária dos clientes que você pretende atingir? Caso as respostas para essas perguntas não estejam na ponta da língua, vale a pena fazer uma reflexão para encontrar o DNA da sua clínica. Isso ajudará a consolidar seu posicionamento no mercado e começar o trabalho de captação com mais assertividade.
A definição do tipo de cliente a ser buscado vai auxiliar nas decisões futuras e precisa ser baseada em estudos de mercado. Os gestores que identificam oportunidades têm mais condições de triunfar em segmentos competitivos. Uma dica válida para grande parte das empresas é “não ter o olho maior do que a barriga”. Em outras palavras, significa que fazer um recorte específico pode ser uma opção acertada e proporcionar um crescimento sólido à empresa. Atrair muitos clientes e não conseguir atender bem pode ser um grande problema.

2-  Atualize a presença digital da clínica

Já há alguns anos, o site de uma empresa funciona como um cartão de visitas. Praticamente todos os possíveis clientes vão navegar por lá para entender se devem ou não contratar o serviço da sua clínica. Infelizmente, nem todas dão a devida atenção à sua presença digital, mas aquelas que o fazem ganham uma valiosa vantagem competitiva.
Um bom site precisa ser claro em relação aos serviços e diferenciais que a clínica tem a oferecer. Deve ser organizado, direto e, principalmente, construído de forma estratégica sob o ponto de vista do SEO (Search Engine Otimization), para que seja encontrado e bem ranqueado pelo Google.
Ainda em relação à presença digital, cabe aos gestores da clínica a avaliação sobre a necessidade de estar presente em redes sociais. Tome cuidado, pois nem todas as clínicas têm potencial de conteúdo relevante para o Instagram, por exemplo. Por isso, é necessário lançar mão de estratégias elaboradas por profissionais da área.

3-  Trabalhe em busca da melhoria contínua

Melhorar a qualidade dos serviços é uma excelente estratégia de captação de novos clientes, especialmente nos dias de hoje. Com o avanço das redes sociais, cada vez mais pessoas trabalham como verdadeiros garotos propaganda das marcas quando nutrem uma confiança genuína por elas. Se a sua clínica conseguir entrar nesse seleto grupo, poderá conquistar novos clientes também de forma orgânica, ou seja, por meio das boas referências de clientes, indicando sua clínica para colegas e companheiros.

4-  Envolva os colaboradores nesse projeto

Alguns gestores podem supor que a captação de novos clientes é uma missão restrita àqueles que ocupam cargos de liderança. Naturalmente, esses profissionais têm maior responsabilidade em grandes movimentos da empresa, mas isso não significa que os funcionários não possam ter sua parcela de contribuição. Envolvê-los no projeto de captação de novos clientes é positivo por dois motivos:

  • Proporciona maior ligação com a clínica: qualquer profissional gosta de se sentir valioso. Quando um funcionário passa a fazer parte de uma missão decisiva para o futuro da clínica, a tendência é que ele “vista a camisa”.
  • Ajuda a descobrir novos líderes: o envolvimento de funcionários pode levar à descoberta de potenciais líderes para o futuro da clínica. Cabe ao gestor de equipes fazer essa observação atenta, que possibilitará um ganho extra além da captação de clientes. Reter talentos também é um caminho para o sucesso.

5-   Tenha uma boa gestão de produtividade

À primeira vista, pode parecer que um bom controle da agenda, do financeiro e de toda gestão não tem relação direta com a captação de novos clientes. Essa estratégia, no entanto, causa um impacto positivo sobre a empresa como um todo, o que, naturalmente, reflete na melhora do trabalho de captação. As clínicas que planejam suas atividades com organização economizam tempo e limitam o aparecimento de urgências. A consequência mais imediata é o aprimoramento do resultado entregue aos clientes – seja por meio de produtos ou de serviços.
Além disso, o tempo economizado por meio da gestão de produtividade pode ser redirecionado a um esforço específico de captação de clientes. 
A gestão de produtividade tem um caráter decisivo em todas as esferas da empresa, inclusive na missão de conquistar novos clientes. Conheça o software ESTETI, que é referência no mercado e traz uma solução completa para a gestão de clínicas de estética e proporciona uma escalada na produtividade da sua clínica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que Abrir uma Clínica de Estética?

A estética e beleza sempre foram uma preocupação, principalmente em mulheres, no entanto cada vez mais os homens preocupam-se com beleza e saúde. Além disso, o mercado é muito promissor, então aqui apresentaremos porque abrir uma clínica de estética é um ótimo negócio.


Por que Abrir uma Clínica de Estética?
1.Mercado promissor
O mercado de estética (cosméticos, higiene pessoal e serviços de beleza) no Brasil está em ascensão e movimenta cerca de R$ 38 bilhões por ano em nosso país e ao contrário do que muitos pensam, especialistas garantem que o movimento é bom durante todo o ano e não somente durante o Verão, inclusive durante época de frio o movimento em clínicas de estética costuma ser ainda maior, porque alguns procedimentos demandam menos exposição ao sol.
Além disso, o brasileiro está cada vez mais preocupado com estética, beleza e saúde. Hoje um mercado que antes era praticamento todo feminino, está cada vez mais sendo ocupado pelo público masculino e isso é uma grande oportunid…

Dicas para Estimular Mais Vendas em sua Clínica Estética em 2018

Sua clínica está com as vendas abaixo do esperado? Quer aumentar o seu faturamento? Aqui daremos algumas dicas para estimular mais vendas em sua clínica em 2018, aumentar o seu faturamento e fazer com que o seu negócio em estética continue crescendo.



Dicas para Estimular Mais Vendas em sua Clínica Estética em 20181. Otimize a sua agenda 

 Uma agenda otimizada é essencial em qualquer estabelecimento, principalmente em sua clínica de estética que lida diretamente com diferentes tratamentos para seus clientes. Assim, é fundamental definir qual tempo será gasto em cada procedimento agendado, evitar confusões com os horários de seus funcionários, de suas salas e aparelhos, de forma que seus clientes possam ser atendidos exatamente nos horários que desejam, diminuindo o tempo de funcionários livres.

 Isso aumenta a satisfação do seu cliente com a sua clínica e subindo muito as chances dele retornar para realizar outros procedimentos ou indicar a sua clínica para outras pessoas.

 Outra coi…