Gerenciar as finanças de qualquer negócio pode ser um desafio, mas algumas práticas e ferramentas podem facilitar muito a sua vida. Então, veja aqui dicas de como gerenciar as finanças de sua clínica de estética!
Como gerenciar as finanças da sua clínica de estética?
1- Educação FinanceiraO primeiro passo para que sua clínica tem uma boa saúde e gestão financeira é a educação financeira na vida pessoal, busque uma forma de organizar os seus ganhos, gastos fixos e outros gastos na sua vida pessoal. A tendência é que esses hábitos se reflitam no seu negócio e você consiga administrar o caixa da sua clínica de um jeito mais eficiente.
2 - Conceitos
É muito importante conhecer os conceitos, como por exemplo, faturamento, lucro, despesas, investimento. Por mais que pareça, simples é muito importante conhecer os conceitos básicos para fazer uma boa gestão de sua clínica de estética.
Faturamento é o total arrecado pela empresa ou longo de um certo período, já o lucro é o saldo positivo após o desconto de seus gastos. Enquanto, despesas são todos os gastos que estão relacionados à manutenção da atividade da empresa.
Então, pesquise mais sobre esses e outros conceitos e procure organizá-los na sua clínica, assim você vai conseguir entender melhor a questão financeira do seu negócio.
3 - Use ferramentas
Existem muitas ferramentas que te auxiliam a organizar seu faturamento, lucro e gastos, mostrando relatórios detalhados de forma simples e prática. Essas ferramentas muitas vezes também possuem outras funções que otimizam a atividade da sua clínica como agenda e muitos outros serviços.
Com esses relatórios, você consegue planejar investimentos sem que a saúde financeira da sua clínica de estética seja prejudicada.
4 - Pró-labore
Mas o que é Pró-labore? Nada mais é do que a remuneração do sócio ou gerente de um negócio e você como administrador da sua clínica de estética deve definir um pró-labore, evitando que as suas finanças pessoas se misturem com as finanças da clínica, de forma que há retiradas extras do caixa da clínica.
5 - Dívidas
Quando tiver dívidas, verifique o lucro da clínica e qual é possibilidade dessas dividas serem pagas, você deve sempre levar em consideração a capacidade de pagamento e o risco do não pagamento dessa dívida, estabelecendo prioridades e qual a melhor forma de lidar com essa situação.
Por fim, evite custos improdutivos que não geram nenhum benefício à sua clínica e ao seus clientes, esses pequenos custos muitas vezes podem se acumular e gerar um grande impacto no caixa da sua clínica
Comentários
Postar um comentário